quinta-feira, 26 de maio de 2011

28 de Maio de 1926




A 28 de Maio, próximo sábado, assinala-se o 85º aniversário do golpe de estado que pôs fim ao regime republicano e instaurou a ditadura em Portugal, regime esse que se prolongaria até 24 de Abril de 1974. Devido aos graves problemas que se faziam sentir em Portugal e à constante instabilidade política e governativa que caracterizavam a Primeira República, um grupo de oficiais liderados pelo General Gomes da Costa (militar do Exército Português que se tinha destacado no comando das tropas na Primeira Guerra Mundial), levou a cabo uma revolta, a partir da cidade de Braga.

A esta revolta sucederia um período de Ditadura Militar, na qual os Governos do pais foram escolhidos por oficiais do Exército. Foi durante um destes governos que foi convidado para Ministro das Finanças, um professor da Universidade de Coimbra, o Doutor António de Oliveira Salazar. Devido ao êxito da sua política financeira e ao prestígio alcançado seria escolhido em 1932 como chefe do Governo ou como se dizia, Presidente do Conselho, cargo em que permaneceu até 1968.

Foi também a partir desta data que se iniciou uma política de restrição das liberdades cívicas e em que se criou a Censura (organismo responsável por impedir a divulgação de ideias contrárias ao regime na imprensa, no cinema, na música e no teatro), em que foram proibidos os partidos políticos (à excepção da União Nacional, criada em 1933) e em que a Polícia Política (baptizada com o nome de PVDE - Polícia de Vigilância e Defesa do Estado) começou a perseguir, prender e torturar quem tinha ideias que podiam pôr em causa a ideologia do regime.

(O General Gomes da Costa entra em Lisboa após o golpe de 28 de Maio de 1926).



Nenhum comentário: