quarta-feira, 27 de abril de 2011

25 de Abril

Na passada segunda-feira, assinalou-se o 37º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.
Esta revolução também chamada de "Revolução dos Cravos" (porque foram distribuídos exemplares desta flor nesse dia) pôs fim ao regime que vigorava em Portugal há quase 50 anos e abriu as portas à democracia parlamentar, à liberdade de expressão e ao final da guerra colonial que durava há quase 13 anos.
Nesse dia foram depostos o Presidente da República, Almirante Américo Tomás e o Presidente do Conselho (que tinha as funções equivalentes ao actual Primeiro-Ministro), Professor Marcelo Caetano, foi extinta a Polícia Política (a temida PIDE/DGS que perseguia e torturava quem se opunha ao regime salazarista), foram libertados os presos políticos e saíram os primeiros jornais sem censura.
Esta revolução contou com a colaboração de vários militares que estavam organizados num movimento que se chamava MFA (Movimento das Forças Armadas). De entre estes militares destacam-se o capitão Salgueiro Maia e o Major Otelo Saraiva de Carvalho.
A seguir à revolução foi nomeada uma Junta de Salvação Nacional, chefiada pelo General Spínola (que seria o primeiro Presidente da República após o 25 de Abri) e contava com a colaboração de outros militares que autorizou o regresso dos exilados (tais como Mário Soares ou Álvaro Cunhal) e se comprometeu a iniciar negociações tendo em vista o fim da Guerra Colonial que se travava nas ex-colónias portuguesas.
É por este motivo que todos os anos se comemora esta data, pois ela significou uma profunda alteração no modo de vida dos portugueses, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais fraterna.

Nenhum comentário: