sábado, 22 de janeiro de 2011

Mosteiro da Santa Maria da Vitória (Mosteiro da Batalha)

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) situa-se no município da Batalha (a sul da cidade de Leiria) e foi mandado edificar por D. João I como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos. As obras começaram em 1386 e prolongaram-se até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete reis de Portugal. No entanto, já desde 1388 que já ali viviam os primeiros frades dominicanos.
Neste mosteiro repousam os monarcas portugueses desde D. João I a D. João II, bem como as rainhas e alguns infantes (tal como o Infante D. Henrique).Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. No interior deste mosteiro, mais propriamente na sala do capítulo, encontra-se o túmulo do soldado desconhecido. Este túmulo é consagrado a todos os militares portugueses que morreram pela Pátria.

Os alunos d0 5ºano de escolaridade realizarão uma visita de estudo a este monumento nos dias 26 de Janeiro, 15 e 23 de Fevereiro.

Nenhum comentário: