terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Origens do Natal


O Natal é uma das festas mais importantes do ano para todos nós. Nesta altura em que se trocam presentes e em que as famílias se reúnem, a Igreja Católica, bem como outras religiões cristãs comemoram o nascimento de Jesus Cristo.
Mas nem sempre os cristãos comemoram esta data. Só no século IV (cerca de 336 dc) é que o Natal começou a ser assinalado pelos crentes. Os povos pagãos (tais como os Celtas) comemorava o Solstício de Inverno ou seja o dia em que o Sol entra na estação do Inverno. perto do dia 21 de Dezembro. Os Romanos também comemoravam esta data com uma festa chamada Lupercália. Esta festa era realizada em homenagem ao Deus Saturno e era comemorado de 17 a 22 de Dezembro. Era um período de alegria e de troca de presentes. Nesta festa os patrícios (grupos sociais mais ricos) vestiam-se de plebeus (classes mais pobres) e vice-versa.
O dia 25 de Dezembro era também comemorada na Pérsia Antiga (actual Irão) como o nascimento do Deus Mitra, o Sol da Virtude. Independentemente desta diferença de datas, a maior parte dos povos comemora esta festa como uma altura de alegria, reunião das famílias e em que o espírito de solidariedade e de entreajuda entre os Homens deve sempre estar presente.


Os dinamizadores deste blogue desejam a todos os visitantes FESTAS FELIZES e um PRÓSPERO ANO NOVO.

Nenhum comentário: